RSS

QUAL SERÁ O NOVO PERFIL DE PROFISSIONAL NO MERCADO

07 jan

No inicio da década, o perfil dos novos colaboradores nas empresas era denominado de “Geração Y”, devido à inserção da informática e a própria exigência de qualificação que o mercado de trabalho exigia.

Com os avanços tecnológicos, com a diversidade para realizar as tarefas e com o crescimento da busca de resultados melhores e mais agressivos, como será esse novo perfil de profissional?

Eles ainda não entraram no mercado de trabalho. Mas o comportamento da Geração “Z” mudará a dinâmica nas empresas.

A “Geração Y” trouxe grandes resultados para o mercado de trabalho. Podemos ate dizer que criou uma verdadeira revolução. Com o desejo de crescer rápido na carreira, esses profissionais mudaram a forma de pensar e agitar das empresas. Mas o que estamos vendo é que nem bem essa geração esta se estabelecendo, já uma nova geração promete mudar novamente todo o dinamismo do mercado atual.

Podemos notar uma semelhança entre a “Geração Y” e a “Geração Z”, é que os profissionais têm o anseio de crescer. A grande diferença entre essas duas gerações é que a próxima geração que deve entrar no mercado daqui alguns anos, eles não procuram somente o sucesso, pois eles não querem crescer a qualquer preço.

Essa nova geração esta se preocupando mais com a longevidade da própria vida, do bem estar, do planeta, do meio ambiente e do anti stress. Isso já esta sendo notado como amadurecimento da “Geração Y”, mas a “Geração Z” vai buscar isso mais além. Eles querem encontrar o equilíbrio que por exemplo, seus pais não encontraram.

Alguns professores já identificam essa nova geração como intensa. Para eles a geração atual já demonstra essa intensidade, mas será de uma forma mais planejada mais consciente e comprometida.

Outro fator que vai diferenciar as gerações é a tecnologia. A próxima geração vai nascer no berço da internet com tecnologia avança chegando ao ponto da realidade virtual. Com isso o risco de fracasso é maior, mas essa nova geração não terá medo de arriscar. Tudo porque eles acreditam que o aprendizado vem com a prática.

Essa tecnologia vai também ajudá-los pelo lado profissional, pois usarão a tecnologia para customizar o seu tempo e se programar melhor.

Diante a todo esse cenário que se desenha, as empresas vão passar por um novo processo de readaptação. Desta vez as empresas terão que sair na frente para receber melhor essa nova geração que nasce com a característica de ser mais exigente e muito mais competente.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

About these ads
 
Deixe um comentário

Publicado por em janeiro 7, 2011 em ARTIGOS

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.867 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: