LIDERANÇA: É TALENTO OU É DESENVOLVIDA?

A palavra liderança é algo fundamental para empresários, diretores, gerentes, supervisores e até mesmo no ramo de marketing. Você pode ter a melhor equipe trabalhando para você, mas se não souber liderar pode perder grande negócios. Por outro lado você pode ter a pior equipe, mas com uma liderança bem focada pode-se tornar a melhor equipe.

Esse assunto vem intrigando muita gente. Por que a liderança você desenvolve durante os anos ou você já nasce com ela?

Alguns estudiosos dizem que a liderança é nato de cada pessoa e procuram desenvolver métodos melhores para atingir suas metas dentro da empresa. Para o empresário a liderança é ainda mais complicada, pois se você não souber liderar pode levar a sua empresa ao declínio.

Vira e mexe sempre tem um grupo de executivos debatendo sobre esse assunto, mas por quê? O motivo é simples. Eles querem avaliar como esta o seu próprio potencial e medir como está o dos outros.

Você que esta na liderança de uma equipe vai ai umas dicas para avaliar o seu desempenho:

  • Não transmita fragilidade: se os funcionários notarem que você não transmite  segurança em determinado assunto eles não sentiram segurança para concluir o trabalho;
  • Não seja ditador: se você é um líder que manda e não solicita ou pede, com certeza seus funcionários vão fazer as tarefas de qualquer jeito e pior podem cometer erros por estarem pressionados;
  • Não chame atenção de um funcionário na frente de outro: essa é uma regra básica. Se fizer isso vai criar mal estar dentro da sua equipe e uma disputa desnecessária por espaço.

Procure ser um líder de bom senso. Ser aquela pessoa com capacidade de enfrentar os problemas de frente e com muita sabedoria em resolver todos os desafios. Saiba escutar opiniões de outras pessoas, estimule a criatividade dos funcionários e deixe bem claro as metas.

Para os executivos que querem avaliar o seu potencial de liderança ai vão três perguntas que sempre deve ser feita:

  • Até onde você quer ir?
  • Em que você esta disposto a investir?
  • Como vai manter isso?

Essas perguntas respondidas de uma forma equivocada vão afetar a renda e a vida de outras pessoas. Por isso seja bem claro e procure o melhor para o crescimento de sua empresa.

Ser líder não é mandar nas pessoas e sim compartilhar metas, desafios, crescimento, alegria e tristeza. Desta forma os funcionários vão ver você como um amigo que quer o melhor de todos.

Seja um grande líder.

Escrito por André Soares – Empresário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s