QUAL A POSIÇÃO DO LÍDER, QUANDO A PRODUTIVIDADE CAI.

Hoje em dia é bem difícil de você encontrar no mercado de trabalho quem não passou por essa situação. Temos vários fatores que podem levar a essa queda de rendimento. Por exemplo, um colaborador desmotivado ou desinteressado, a empresa que coloca restrições e atrapalha o desenvolvimento das tarefas.

Agora não podemos esquecer que na maioria das vezes o líder é o grande responsável pelo baixo rendimento dos colaboradores. Seja por falta de objetivo, falta de planejamento, falta de prioridade, reuniões mal planejadas, ausência de controle, ausência de delegar funções, falta de comunicação e de não saber dizer “não”.

COMO MUDAR ISSO

Em um artigo anterior pude falar sobre como deve ser a postura de um líder diante a sua equipe e que liderar outras pessoas é ter talento. Confira LIDERANÇA: É TALENTO OU É DESENVOLVIDA?

Dessa forma o líder tem que desenvolver maneiras que não só reconheçam o trabalho da equipe, mas que possam motivá-los e que valorize o trabalho do profissional.

Quanto à queda de rendimento, o líder tem que estar sempre atento para evitar esse problema. Para isso, o líder sempre precisar mostrar para o colaborador qual é o foco do trabalho e sempre ser uma pessoa aberta ao dialogo, saber ouvir as sugestões  e estar sempre ao lado da sua equipe.

Criar a bonificação também pode ser um recurso que possa motivar ainda mais. Para o colaborador o bônus se torna uma forma de reconhecimento do seu trabalho.

REDES SOCIAIS

Twitter, facebook, orkut e MSN são sem dúvidas os maiores inimigos quando o assunto é produtividade. Eles tiram a concentração e o foco das tarefas. O colaborador acabe se entretendo com as redes sociais e acabe deixando de cumprir a sua tarefa.

O importante não é proibir, mas sim criar um momento para que o colaborador possa se relacionar. A proibição pode criar um afastamento entre o líder e o colaborador.

É natural que o líder encontre problemas diversos no seu local de trabalho, o importante é ele não se omitir. Encarar o problema e tentar resolver da melhor forma possível, sem criar atritos ou divergências com a equipe.

O líder não tem só a tarefa de buscar resultados, mas também de encarar e superar os obstáculos que surgem no dia a dia.

Escrito por André Soares – Empresário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s