COMO UTILIZAR MELHOR O DESIGN ESTRATÉGICO

Nos dias de hoje passamos por uma situação que vem se tornando corriqueira. As pessoas têm idéias, mas não sabem como utilizar a melhor estratégia para alcançar suas idéias.

Desta forma hoje vamos mostrar algumas formas de estratégias que podem ser útil na hora de montar seu negocio ou divulgar o seu produto.

Assim classificados a estratégias em quatro pontos:

  • Competição
  • Design
  • Diferenciais
  • Marketing

A competição

É um dos fatores que aumenta a concorrência. Hoje os clientes estão sempre em busca dos melhores preços e de facilidades para paga-lo. Desta forma precisamos montar uma estratégia de relevância.

Estudar bem o produto no mercado é uma das formas competentes que vão ajudar a escolher a melhor forma de vencer o produto e assim entrar nesse mercado competitivo.

Ao adotar estratégias que buscam vantagens competitivas para a geração de lucro, as empresas foram tomadas pelo isomorfismo mimético, ou seja, ficaram parecidas em suas marcas, produtos, tecnologias e serviços.

O design

É um ponto muito importante a ser pensado. Tanto a marca como o design precisa chamar atenção do cliente, assim você foge dos modelos padronizados que já existem no mercado.

Para se obter sucesso em tudo que for empreender o design sempre será o fator revolucionário da inovação.

Alguns especialistas chegam a dizer que o do designer é humanístico e atende as aspirações emocionais que o consumidor busca. Por isso é preciso entender o sentido que o produto tem na vida das pessoas e que o consumidor pós-moderno busca se relacionar e experimentar. Um processo como este envolve um trabalho profundo de pesquisa.

Os diferenciais

Depois de passar pelo processo do designer, agora precisamos mostrar qual será a estratégia do diferencial. Se o produto não tiver uma diferença, o cliente não se interessa e cada deixando de lado.

Realizar uma boa pesquisa de mercado é a maneira mais segura de se descobrir o que esta a disposição. Esse diferencial pode ser preço, garantia, experiência, qualidade ou até mesmo um período menor de entrega.

Desta forma você acaba fidelizando o cliente, mas não se esqueça de sempre estar se reciclando, pois hoje quem consome esta mais exigente e esta em busca de novidade, não quer mais fazer parte da mesmice.

O marketing

É a alma do negocio. Se você não souber divulgar o seu trabalho ou o seu produto, ninguém vai saber que ele existe. Por isso na hora de fazer o marketing ele precisa ser agressivo em todos os aspectos.

Para os estudiosos, o marketing não pode ser feito de qualquer forma, porque senão o resultado pode ser o contrario do desejado.

Por isso eles criaram uma sistematização para mapear e melhor forma de abordagem:

1. Mapeamento do mercado em termos de produto, com visão comercial e humana, para obter um posicionamento no mercado
2. Valores demandados pelo usuário, com pesquisas e workshops para entender a real necessidade do consumidor de luxo, sem estereotipá-lo
3. Mapa de todas as manifestações do mercado de luxo, com matriz de comportamento e atitudes do usuário. O mapa foi interpretado com uma série de perguntas provocativas, que levaram à quebra de paradigmas
4. Busca em outros segmentos para sair dos padrões. A equipe desfragmentou o avião para criar espaços diferentes
5. Entendimento da dinâmica dos espaços, seu tempo e sua utilização. O grupo teve como referência as residências, que não têm as mesmas restrições do avião, para identificar tendências.

Para tudo que for realizar procure sempre antes a melhor estratégia para alcançar o resultado desejado.

Escrito por Sidnei Paixão Antunes – Consultor de Propaganda e Marketing

2 comentários sobre “COMO UTILIZAR MELHOR O DESIGN ESTRATÉGICO

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