O QUE É MEHOR: LÍDER OU GESTOR

Hoje vamos descrever sobre um tema que sempre chama atenção. É um ponto de reflexão para os empresários, CEO´s e até mesmo para todos os colaboradores da empresa.  O que é melhor para empresa: um líder ou um gestor?

Em minha opinião o líder é aquele que coloca a sua realização pessoal em segundo plano e o que vem em primeiro lugar são os seus colaboradores, a realização de um projeto dentro da empresa e o bem estar de todos. Já os gestores e os denominados “chefes” não pensam assim. Eles colocam em primeiro lugar o ego individual.

Nos últimos anos, as pessoas estão procurando um ambiente de trabalho saudável para desenvolver melhor suas tarefas e aguçar a sua capacidade de desenvolvimento, criando o interesse em se especializar para contribuir ainda mais na empresa. Quando o equilíbrio dentro do local de trabalho é alcançado, o ambiente se torna mais agradável e a performance melhora, o motivo é um só: atuação de um líder.

O gestor normalmente vê os colaboradores do departamento como peças que estão lá simplesmente para seguir ordens e os prazos determinados pelos projetos a serem cumpridos.  Não criar um dialogo saudável e nem criar condições para que o colaborador possa se manifestar e opinar sobre as tarefas a serem realizadas.

Conversando com o RH da empresa Todos os Cantos Eventos, relatou que uma pesquisa divulgada pela SBC, mostra que 84% das pessoas no local de trabalho só desempenham 60% de sua capacidade. Por que isso ocorre? Essa situação é clara, pois o ser humano tem desejo da realização pessoal.

Se no departamento o gestor não entender isso, ele jamais vai motivar o seu colaborador, que por sua vez trabalha sem interesse algo e assim podendo até prejudicar o seu desenvolvimento profissional. Já o líder procura estimular o seu colaborar para que ele automaticamente possa se motivar e sentir que a sua presença é fundamental para a conclusão das tarefas.

O líder também tem a importante tarefa de manter os seus colaboradores comprometidos com os projetos, para que os resultados possam ser atingidos da melhor forma e tranqüilidade possível. Diferente do gestor que cobra resultado e se não for alcançado, procurar transferir a sua responsabilidade, colocando a culpa em terceiros.

Mesmo assim precisamos ter cuidado na hora de identificar um líder de um gestor. Pois temos dois estilos como os gestores atuam no local de trabalho:

  • Estilo de liderança modelador: aquele que procurar moldar o seu colaborador da forma que lhe convém. Fazendo que as pessoas realizem as tarefas da mesma forma que ele faria. Se o colaborador não seguir as recomendações, o gestor acaba se tornando autoritário para conseguir o seu objetivo.
  • Estilo afiliativo: essa adora justificar tudo o que acontece no seu departamento e assim tenta manter um clima saudável, evitando conflito. Tem a característica de amenizar todas as situações. Quando precisa ser enérgico, prefere proteger sua equipe das situações desagradável e assim dificulta o crescimento de ambos dentro do local de trabalho.

Nesses estilos de gestores, podem notar que o interesse próprio sempre esta em primeiro lugar e isso não combinam como estratégias paras empresas hoje em dia. As empresas procuram líderes dinâmicos que possam resolver os problemas diários e executar as tarefas com precisão e no menor tempo possível.

Você prefere um líder ou um gestor?

Escrito por Sidnei Paixão Antunes – Consultor de Propaganda e Marketing

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