SEJA CRIATIVO

A criatividade não vem do esforço individual, mas vem do trabalho em equipe. Quem acha que sozinho consegui fazer as coisas, esta redondamente enganado. O trabalho em equipe é a solução para todos os problemas, pois as idéias surgem mais rápidas e a excussão será com qualidade.

Por isso precisamos estar sempre usando a nossa criatividade para realizar bons trabalhos e não ter medo de compartilhar e executar essa criatividade em grupo.

Para facilitar o entendimento de criatividade, podemos definir em três palavras chaves. Primeiro: imaginação, que é a fonte de capacidade extraordinária que nos permite trabalhar a mente para algo impossível. Assim você pode antecipar as diferentes possibilidades.

A segunda: criatividade, que consiste em trabalhar a imaginação. É o processo de geração de idéias originais que tenham valor. Tudo é fonte potencial de criatividade e de pensamentos.

E a terceira palavra é inovação. Significa colocar as boas idéias em pratica. As empresas hoje estão em busca de inovação, mas como não podem inovar da noite para o dia, pois precisam passar pelo processo de criatividade, planejamento até chegar ao processo de execução.

Conversando com o empresário, publicitário e consultor de marketing, André Soares, perguntei como é possível incentivar a criatividade das pessoas, para que elas possam imaginar novos processos. Ele respondeu: “se você nunca foi ao teatro, então vá. Se você nunca assistiu a uma partida de basquete da NBA, então assista. Se não tem costume em ir a eventos esportivos, então vá a um. Se você nunca foi um espetáculo do Circo de Soleil, então vá, pois assim você começa a estimular a sua imaginação criando um novo fluxo de idéias”.

Continuando, André Soares termina dizendo: “desta forma você coloca a sua imaginação para funcionar. Concluindo como foi criado aquele movimento? Como essa produção é fantástica! Ou, como tudo isso foi organizado?”.

Desta forma, podemos aprender com os mínimos detalhes.

Para estimular um colaborar a exercitar a sua criatividade, você precisa dar um grande desafio para que ele possa sentir a necessidade de pensar, imaginar, criar e organizar. Mesmo que a primeira idéia não seja a melhor, com certeza ele vai criar outras até chegar à ideal.

Por isso nunca barre um processo de criatividade do seu colaborar. Mesmo que no momento o processo não for utilizado, procure escutar e motivá-lo a continuar desenvolvendo cada vez mais.

Ser criativo é imaginar, ser diferente é inovar todos os dias.

Escrito por Sidnei Paixão Antunes – Consultor de Propaganda e Marketing

 

2 comentários sobre “SEJA CRIATIVO

  1. Jeronymo

    Mandou bem Sr. Sidnei gostei da forma com foi apresentado o texto de forma clara e objetiva, para mim que não entendo nada de marketing foi uma excelente introdução e deixou claro que tudo parte da imaginação, mas que ele pode ser compartilhada em equipe, pois algumas cabeças pensantes equivalem muito mais a somente a uma, na maioria dos casos é claro, porque em um lampejo de inspiração uma só pessoa pode modificar todo o mercado. A essas pessoas chamamos de gênio. E você tenho certeza será uma delas.

    1. Olá meu amigo Jeronymo,
      Obrigado pelas palavras.
      Sabe Gema, o blog foi criado para essa finalidade de poder ajudar a todos. Seja esclarecendo as duvidas, informando sobre o mercado de trabalho e principalmente como atuar no local de trabalho.
      Fico feliz em que o texto tenha ajudado na formação de sua opinião.
      Um grande e forte abraço e vamos mantendo o contato.
      Sidnei Paixão Antunes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s