Ser mais velho é experiência ou empecilho?

Você que esta na faixa de 40 a 55 anos, esta enfrentando um grande desafio para encontrar uma recolocação no mercado de trabalho? O que fazer quando se encontra nessa situação?

A melhor saída é sem duvida manter-se atualizado em relação às tecnologias e especializações. Não se fechar para o mundo e ser uma pessoa aberta a todas as mudanças que podem surgir.

Numa pesquisa apresentada pelo Ministério do Trabalho mostra que a taxa de desemprego na faixa dos 40 a 55 anos, subiu de 6% para 8,4% entre 2009 e 2010. No caso de mulheres a taxa aumenta para 9%. Os números mostram que quanto mais velho, maior é a dificuldade em encontrar um emprego.

Hoje o mercado de trabalho mostra uma acomodação dos colaboradores que permanece mais de 15, 20 anos trabalhando na mesma empresa e quando é dispensado a primeira coisa que passa pela cabeça é: “Será que vou conseguir arrumar um novo emprego? Dediquei a minha vida inteira e agora me mandaram embora. O que vou fazer da minha vida?”

Quando estamos na faixa de 25 a 35 anos, nos sentimos destemidos e que nada vai nos parar. Deixamos de estudar, de nos qualificar e principalmente de manter atualizado do que esta acontecendo. A situação muda quando nos sentimos ameaçados pelos novatos que estão cheio de vida e querem mostrar serviços.

As empresas atualmente preferem investir na mão de obra inexperiente e mais jovens devido ao salário, pois alegam que quanto mais experiente e com mais idade a mão de obra se torna mais cara. Outro fator alegado é que a capacidade de mudança e absorção dos jovens é mais rápida e que os mais velhos não gostam de mudança e não querem aprender o novo.

Em partes isso é uma pura realidade. Por isso temos que mudar todos os paradigmas que estão enraizados em nossas vidas. Desde o inicio do século 20, o avanço da tecnologia vem fazendo parte de nossas vidas, o estudo sempre foi fundamental para aprimorar o intelecto e apurar a capacidade de absorver informações.

Quando a idade for avançando, invés de se sentir velho, procure utilizar a sua experiência para poder fazer outras coisas se mostrando disposto a ajudar e não se incomodar com qualquer mudança.

Sempre ouvi essa frase: “O corpo sim irá envelhece, mas o que não pode ficar velho é a mente.” Mantenha sua mente saudável e sempre jovial.

Escrito por André Soares: Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

2 comentários sobre “Ser mais velho é experiência ou empecilho?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s