Como montar uma equipe e conviver com as diferenças.

Já fui abordado por diversas em minhas palestras sobre o assunto liderança. Como ser líder e qual é a forma de liderança ideal. Hoje estaremos voltando a dialogar sobre liderança, porque hoje para uma empresa se tornar qualificada, segura e ter confiabilidade no mercado, precisa contar com lideres que sejam rápidos criativos, com poder de decisão e ser estratégico.

O mercado hoje é muito dinâmico. A busca de novidades, tecnologias, modelos de desenvolvimento são constantes e para isso o líder precisa deixar de lado aquele papel de autoritário para passar a exercer uma função de facilitador nos processos e ter uma visão ampla para descobrir novos talentos.

A própria historia mostra líderes que conquistaram muitas batalhas, se impondo, obrigando seus guerreiros a passar por muitas dificuldades. Mesmo depois de vencer a batalha, os soldados preferiam se debandar, pois não se sentiam valorizados e sempre eram humilhados.

Hoje no mercado de trabalho não é diferente. A grande mudança que precisa acontecer é que o líder se levante da cadeira e vá se colocar mais próximo dos seus colaboradores. Esse fenômeno pode trazer um relacionamento interpessoal criando uma comunicação melhor e você acaba exercendo um treinamento direto com a sua equipe.

Outro fator importante que surge naturalmente é que você acaba conhecendo melhor as características do seu colaborador. Quando isso ocorre, com certeza você como líder, vai poder canalizar da melhor forma todos os conhecimentos desse colaborador e assim poderá tirar o melhor dele.

Às vezes o líder não consegue enxergar as qualidades dos colaboradores, não por maldade, mas por não tem habilidade para tal.

Não existe uma formula secreta para ser o líder ideal. Para liderar precisar ter humildade conhecer cada colaborador, pois ninguém é igual ao outro. Certa abordagem pode ser eficaz para um, mas pode ser que essa mesma abordagem não sirva para outro. Comunicar-se bem estar presente em todos os momentos também ajuda na hora de conhecer uma pessoa.

O filosofo humanista Dr. Daisaku Ikeda sempre diz: “Temos que aprender a valoriza o ser humano em todos os aspectos. Pois se esquecer um detalhe, esse pode fazer a diferença na hora de conquistar uma vitoria”.

Você que esta na liderança de uma equipe, não deixe seus colaboradores sozinhos. Não se sinta superior. Não mostre arrogância e nem demonstre que sabe tudo.

Seja amigo, compreensivo, atuante, participativo e principalmente escute todas as idéias e sugestão. Mesmo que hoje ela seja absurda.

Valorize o ser humano. Faça a diferença.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s