Qual é a chave para o sucesso?

O SP Mundo Marketing estará publicando uma entrevista com o empresário, publicitário e consultor de Marketing, André Soares, que decorreu sobre como alcançar o sucesso profissional. Essa conversa acabou se tornando uma entrevista onde deixa bem claro que tudo parte do ser humano e da capacidade de cada um criar o seu melhor caminho.

Foi uma entrevista aberta e esclarecedora que em alguns momentos foi polemica também.

Aproveitem.

SPMM – Qual o segredo para se obter sucesso?

AS – Não existe uma formula secreta e ninguém nasce sabendo, mas o ponto fundamental é ter equilíbrio. Principalmente emocional, pois o mercado esta tão competitivo que se não tiver estrutura pode se abater com a situação adversa e depois não consegue mais avançar.

SPMM – Você acredita que ainda existam pessoas que podem querer passar alguém pra trás, ou melhor, puxar o tapete?

AS – Claro que sim. No passado as disputas ainda eram mais acirrada. A própria empresa estimulava esse tipo de competição, alegando que era uma forma de fazer o colaborador a desenvolver. Com o avanço do século XX, as coisas começaram a mudar de figura. A tecnologia começou a expandir, as empresas começaram a voltar suas atenções à qualidade no atendimento ao cliente e as novas criações. Hoje não adiante mostrar só serviço, precisa ter qualidade e talento.

SPMM – Falando em tecnologia, o que você acha desse avanço?

AS- Fantástico. Hoje não podemos viver sem ela. Temos que nos adaptar e tirar proveito de tudo, desta forma vamos otimizar o nosso tempo. Nunca vivemos um período tão adequado para investir em novas tecnologias. Nos últimos oito anos, do governo Lula, vivemos no inicio um momento de incerteza, mas agora estamos colhendo os frutos de grandes investimentos realizados na área de tecnologia e informação.

SPMM – As pessoas hoje em dia reclamam que não tem tempo para nada. Você concorda com isso?

AS – Na realidade vejo esse tipo de comentário, mais como uma reclamação ou uma forma de escapar das suas tarefas. Não podemos ser metódicos, a ponto de fazer um cronograma para segui-lo a risca. Temos 24 horas no dia para cumprir nossas tarefas. Por isso um fator importante para se obter sucesso na carreira é aprender a delegar tarefas.

SPMM – Você acredita que é difícil se delegar uma tarefa?

AS – Sem dúvida. O ser humano é muito possessivo e as pessoas inseguras são ainda mais. No mercado de trabalho você encontrar situações de várias formas. Pessoas que tem medo de perder o emprego, pessoas que pensam se dividir alguma tarefa, o outro pode dizer que fez sozinho e por ai vai. O seu sucesso começa a ser desenhando com você consegue superar esse egoísmo e mostrar que o trabalho em equipe é muito mais produtivo do que sozinho.

SPMM – Você falou em insegurança. O que leva o ser humano a ser assim?

AS – É difícil identificar um fator. A insegurança é criada de várias maneiras. No local de trabalho quando alguém esta se destacando, logo é chamado de puxa saco, queridinho do patrão, mas ninguém fala das qualidades que ele tem para estar tendo sucesso na carreira.

SPMM – O que pode ser feito para acabar com essa insegurança?

AS – O secreto hoje é você não ficar parado no tempo. Precisa sempre estar se reciclando, ter a cabeça aberta para receber novas idéias, estar preparado para as mudanças, não ser uma pessoa intolerante sem paciência para nada. Com o avançar do século o espaço para pessoas assim vai ficando menor. Hoje você precisa ser um profissional completo. Aquele que exercer várias funções e se adapta rápido as mudanças.

SPMM – Qualificação. Ela passa pela formação acadêmica?

AS – Numa palestra que realizei para gestores de Marketing, fui questionado sobre: “O diploma hoje é importante?” Estudar é de extrema importância. Você sem estudo é uma pessoa sem intelecto. É uma pessoa pobre de espírito. Agora que o diploma na hora de fazer uma entrevista, caiu para segundo plano, isso caiu. No passado quem chegava para uma entrevista de emprego e mostrasse o diploma já sai na frente dos concorrentes. Hoje a situação é diferente. O diploma serve com um item de qualificação no currículo.

SPMM – Por que você acha que o diploma perdeu a sua importância?

AS – Hoje as empresas estão procurando pessoas que possam resolver os problemas diários. Pessoa que não tem medo de desafiar as circunstancia. Líderes que possam fazer a equipe desenvolver o seu melhor. Hoje as empresas procuram colaboradores de talento. Ainda não vi em nenhuma faculdade que lecione talento. Como respondi anteriormente, sou a favor do estudo e do diploma, mas hoje ele não faz mais a diferença como era antes.

SPMM – Qual o incentivo que você poderia deixaria para os nossos eleitores (as)?

AS – Uma frase do Filosofo Dr. Daisaku Ikeda: “Não faz mal que seja pouco, o que importa é que o avanço de hoje seja maior que o de ontem. Que nossos passos de amanhã sejam mais largos que os de hoje.”

Sucesso para todos.

3 comentários sobre “Qual é a chave para o sucesso?

  1. Boa noite André Soares, muito boa sua entrevista sobre assunto Qual a Chave Para o Sucesso?
    Partindo do ponto de vista que tudo encontra se dentro do ser humano, mesmo as questões mais complexas, acredito que a chave para o sucesso tambem se encontra nessa relação do interior com o mundo exterior ou seja a percepção lógica do mundo real para com o mundo sureal , esta relação da vida como ela é e como ela pode ser é de suma importância para criação de futuros valores dentro das organizações .

    Att Sidnei Anttunes spmundomaketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s