EXPERIÊNCIA X JUVENTUDE

Esse sempre será um assunto polemico. Pois muitos acham que o sucesso esta ligado teoricamente a experiência e outros acham que pessoas mais jovens além de não ter experiência são irresponsáveis. A liderança também é associada ao tempo de trabalho, mas quem é mais jovem também tem condições de liderar.

Sempre encontramos em empresas uma situação de que o líder tem menos idade que o seu liderado. Essa é uma relação que se torna sempre conturbada dentro do local de trabalho. Acaba afetando até no desenvolvimento dos projetos.

Os empresários estão escolhendo lideres mais jovens. A explicação é que o líder esta ligado a maturidade e não a anos de experiências. Muitos acham que pessoas há muito tempo dentro da empresa na mesma função, se torna acomodada e acaba deixando de produzir.

A preferência para os mais jovens é que são mais maduros que pessoas mais velhas. Isso é adquirido por terem boa formação, curso e terem estudado em outros países. Dentro da empresa esses jovens são utilizados em cargos de decisão estratégias.

Outra definição que podemos dar nessa batalha de experiência x juventude, é que o cargo de liderança tem que ser ocupado por meritocracia e não por idade e muito menos por parentesco.

Essa relação ela se desenvolve devido a muitos atritos que ambas as partes alimentam. O profissional mais experiente às vezes (ou quase sempre) não acata os direcionamentos dado pelo chefe (mais novo) por achar que ele não tem experiência. Por sua vez o mais novo acredita que o mais velho não tem o mesmo ritmo e energia para cumprir as tarefas determinadas.

Essa situação é fácil de resolver com a mudança de postura de ambos. Na realidade vejo que o mais experiente deva conduzir essa mudança. Ele precisar entender que o jovem tem o conhecimento e que vem par completar.

Uma tendência de mercado e que vem crescendo a cada dia se tornando mais comum no ambiente corporativo é que as empresas estão utilizando mais jovens no cargo de chefia.

Essa relação precisa ser feita baseada na transparência, no companheirismo e com muito respeito, para que o ambiente de trabalho seja o melhor possível.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s