OS FILMES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE ASSISTIR

O cinema é a arte do século XX. Los Angeles é a cidade da ficção é onde tudo se torna realidade. Onde o impossível se torna possível. Onde você pode sonhar e transforma o seu próprio sonho em realidade.

Em Hollywood é a terra do sucesso e nos podemos aprender muito com esse Mundo de Ficção. Onde podemos colocar em pratica muitas coisas que acontecem principalmente nos filmes.

Claro que não podemos achar que a vida é uma fantasia, pois dentro da empresa e junto com a equipe sempre encontramos grandes desafios, que seria fácil ultrapassar no mundo da ficção.

Por isso estou colocando aqui 15 filmes que são importantes assistir e ver como funcionada a vida de empresários e de pessoas que se empenham para conquistar as suas metas.

Espero que gostem:

 1 – Amor sem escalas (Up in the air, 2009)

Trata de um executivo que viaja o mundo com a missão de demitir trabalhadores de empresas multi-nacionais, e, de repente, chega a seu departamento uma mulher que resolve implantar um processo de demissões por videoconferência. Entra em cena um conflito entre gerência tradicional e gerência nova, que salta das escolas de negócios transformando as relações. George Clooney (o protagonista) representa a geração que se defende muito bem das mudanças tecnológicas e consegue, nesse sentido, se sustentar,

 2 – Ponto Final – Match Point (Match Point, 2005)

Aí está o personagem arrivista, típico do século XIX, que vai chegar ao topo de qualquer jeito. O personagem principal, um tenista aposentado que dá aulas a milionários em Londres, é traído por sua própria ganância e, ao mesmo tempo, pelo sexo e a paixão.

3 – Enron: The Smartest Guys in the Room, 2003

Documentário sobre a fraude e posterior falência da empresa norte-americana Enron, um caso fantástico para tratar de ética profissional.

4 – Treze dias que abalaram o mundo (Thirteen Days, 2000)

Aborda a crise dos mísseis em Cuba, em 1962. Explora o modelo de decisões do agente racional e expõe conceitos interessantes sobre tomada de decisões e estratégias.

5 – A Verdade dos Bastidores (The Quiz Show, 1994)

Trata de um caso real dos anos 50: um engano massivo da televisão aborda o tema da corrupção. É para pensar o início da carreira. Nele, três jovens tomam decisões que serão definitivas para suas vidas profissionais.

6 – Barbarians at the Gate, 1993

Descreve o golpe mais famoso na história da RJR Nabisco. Os temas interessantes para se analisar são: LBO, Teoria da Agência, Fusões e Aquisições.

7 – Encontro com Vênus (Venus Meeting, 1991)

Um diretor da Europa Oriental chega para conduzir uma orquestra onde predomina a Europa Ocidental. Mostra o quanto é difícil conseguir o sucesso em outra região. Excelente filme para analisar a liderança intercultural.

8 – Com o dinheiro dos outros (Other People’s Money, 1991)

Trata de uma empresa adquirida de maneira fraudulenta e as transformações que decorrem disso. Nele, aprendemos sobre gerência das mudanças, resistência às mudanças, os valores da empresa antiga e como resgatá-los.

9 – Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors, 1989)

Esse filme mostra dois homens de sucesso que devem enfrentar diferentes dilemas éticos. Trata muito bem do tema crime e castigo.

10 – Tucker (Um homem e seu sonho, 1988)

Trata de um empresário que quis introduzir inovações nos automóveis de sua época para criar “o carro do futuro”, potente, rápido e aerodinâmico, e se depara com diversos obstáculos, mas consegue desenvolver suas propostas.

11 – O último imperador (El Último Emperador, 1987)

É a história do último imperador chinês, que subiu ao trono aos três anos de idade. Serve para ver o estilo e entender como o líder nunca está só e encontra-se sempre rodeado de uma equipe que o molda.

12 – Wall Street 1 – Poder e cobiça (Wall Street, 1987)

Apresenta o homem ganancioso e inescrupuloso capaz de fazer o que seja por dinheiro. Mostra muito bem o perigo que é o tema do manejo da informação confidencial no mercado de valores, e também diferentes faces da liderança.

13 – Gandhi (Gandhi, 1982)

Biografia do líder indiano que lutou contra os abusos da ocupação inglesa e junto a outros líderes levou finalmente a independência ao seu país em 1947. Desse filme pode-se tirar grandes lições de liderança.

 14 – Doze homens e uma sentença (Twelve Angry Men, 1957)

Nesse clássico pode se explorar temas como eficiência da decisão coletiva, liderança, persuasão, comunicação.

 15 – O cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)

É um filme extraordinário, que está entre os 10 melhores da história. É uma obra indiscutível de um cineasta jovem, cujo protagonista associa para sempre a solidão e o sucesso profissional, uma dicotomia real de que, se somos exitosos, somos solitários. 

Pode ser que nessa lista esteja faltando algum filme que você tenha assistido e acha interessante. Por isso é importante ter uma diversidade de assuntos e conteúdos que iram ajudar no crescimento, desenvolvimento e no aperfeiçoamento de cada um.

A ficção sem você perceber pode estar se tornando realidade ou vice verse.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s