SIMPATIA E PROATIVIDADE PODEM PREJUDICAR?

Alguns consultores e gestores de RH, estão levantando uma polemica um tanto quanto questionável. Essa semana participando de um fórum sobre comportamento, a discussão era: “Ser simpático e ser proativo pode prejudicar o colaborador no local de trabalho”.

Particularmente não sou favorável a essa afirmação. Hoje em dia as pessoas estão se tratando cada vez mais friamente. No local de trabalho cada um faz a sua parte, não cumprimenta o colega chegam ao ponto de nem dizer as palavras mágicas: Bom dia. Obrigado. Por favor.

Quando mostramos simpatia as pessoas já acham que por trás disso tem algum interesse. 

Nesse fórum, os consultores chegaram a dizer que: “Pessoas que ficam sorrindo o tempo todo e demonstrando disponibilidade exagerada, podem parecer falsas”.

Isso vem mostrar e exemplificar o que estou argumentado. Claro que temos o direito de expressar os nossos pensamentos, mas não podemos achar que tudo que é feito com carinho, dedicação, empenho seja tudo falso. 

A competição acirrada dentro da empresa, estimulada pelos próprios empresários e pelos gestores de RH, acabam levando as pessoas perderem a sua sensibilidade e achar que o local de trabalho é uma selva onde é cada um por si. Só que não podemos esquecer que dentro do local de trabalho existem equipes que precisam produzir para alcançar as metas e objetivos lançados pelos líderes. 

Boas maneiras e educação ainda são os grandes triunfos para que possamos ser diferentes e até mesmo fazer o dia se tornar diferente. Temos um dia atribulado e a nossa locomoção é sempre agitada. Tanto utilizando o transporte publico como dentro de um carro enfrentando o transito. Isso é um fator que hoje em dia vem influenciando as pessoas no dia a dia.

Também concordo que não podemos passar o tempo todo rindo de tudo, pois vai chegar um momento que as pessoas vão achar que você não esta levando a serio a suas tarefas. Mas não vamos deixar que a rotina diária, nos deixe mal humorado e principalmente mal educado com as pessoas.

Para obter o seu reconhecimento dentro da empresa, que ele venha por seus méritos, não pela fama de uma pessoa grosseira ou aquele puxa saco que faz de tudo para passar por cima dos outros e assim ganhar reconhecimento.

Entre o debate foi exposto algumas atitudes que achei bem interessante e que vale a pena todos nos sempre lembrar, para que não possamos cair nas nossas próprias armadilhas.

Confiram:

  • Comprometer-se e não cumprir;
  • Falar mal de antigos chefes e empresas;
  • Não saber ouvir a opinião de terceiros;
  • Não saber lidar com críticas;
  • Querer aparecer mais que os outros membros da equipe;
  • Ser inflexivo e agressivo;
  • Ser centralizador;
  • Não cuidar da aparência pessoal;
  • Mostrar-se inseguro, desinteressado e não saber olhar a empresa como um todo.

Vamos fazer os nos dias melhores. Vamos nos tornar pessoas que as outras pessoas gostem de estar perto e compartilhar momentos inesquecíveis. Vamos ser pessoas profissionais, amáveis e grandes amigos.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

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