COMO ANDA A SUA CARREIRA?

Como no mercado de trabalho, a nossa carreira também sofre altos e baixos. Em alguns momentos fugimos dos nossos objetivos e esquecemos da nossa carreira e realizamos qualquer tipo de trabalho. Isso acontece para não ficar desempregado. Ou porque também não nos importamos com a nossa própria carreira.

De toda forma você é um profissional que se preocupa com a sua carreira? Com a sua profissão?Então não pode deixar de estar sempre realizando reflexões para saber como está a sua carreira. Como esta o seu desempenho e se esta feliz realizando o seu trabalho.

Assim podemos esta respondendo uma pergunta difícil, mas que nunca sai de moda. Qual é o tempo de um profissional na empresa? Tanto colaboradores como empresários buscam uma resposta ou fórmula para encontrar o tempo certo.

Numa pesquisa encomendada pelo Ministério do Trabalho e realizada pelo Dieese ( Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostrou que até o ano de 2008, o tempo médio de permanência numa empresa era de 5,1 anos. Hoje essa realidade é totalmente diferente. O tempo de permanência é mais rápido. Os colaboradores estão ficando mesmo tempo.

Alguns economistas dizem que esse acontecimento é devido ao próprio mercado de trabalho, que impulsiona os profissionais a uma atualização e uma constante reciclagem na suas habilidades.

Eu prefiro acreditar que essa menor permanência nas empresa se mostrar devido a busca de qualificação do próprio funcionário. Hoje em dia o colaborador vem evoluindo profissionalmente. Isso quer dizer que ele esta investido mais no seu desenvolvimento profissional. A busca de novos conhecimento qualifica o colaborador a escolher a empresa onde quer trabalho.

Mesmo com todas essas mudanças, crescimento e estudo você não pode deixar de fazer essas 10 perguntas para saber como anda a sua vida profissional:

1. Conheça-se: o que traz satisfação profissional para você?

2. Você está feliz com a empresa? E com a sua função?

3. Habilidades e competências: As suas estão sendo aplicadas?

4. O que falta ser desenvolvido ou adquirido?

5. Quantas vezes você foi promovido nos últimos anos?

6. Por quais razões isso tem acontecido (ou não tem acontecido)?

7. Você está em sintonia com o que a empresa espera dos seus profissionais?

8. O que os seus colegas falam a respeito da sua atuação?

9. A empresa tem investido na sua carreira?

10. O que você está planejando para a sua ascensão profissional? Já elaborou um plano “B” (fora da empresa, por exemplo)?

Assim você pode estar sempre preparado, não fique acomodado. Procure sempre estar se especializando, mantenha um bom equilibrio e o mais importante tenha sempre bom senso. As vezes podemos fazer escolhas tempestuosas e se arrepender depois. Por isso analise, faça essas 10 perguntas e veja se tudo esta de acordo com o que planejou e objetivou. 

Não permita que a sua carreira tenha um prazo de validade.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

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