COMO DELEGAR?

Para se tornar um grande líder não é necessário gritar, puxar o saco, mandar ou não tratar mal o seu colaborador. Hoje dentro de uma empresa, é necessário que você saiba o básico de uma liderança: Delegar.

Se você não souber dividir as tarefas, dividir os elogios e nem dividir as glórias você não serve para liderar um grupo de pessoas. Ser gestor envolve talento, paciência e saber engajar a sua equipe em um determinado projeto.

Muitos dos projetos não seguem em frente, porque o líder da equipe não sabe se comunicar  e nem explicar para o seu colaborador o que ele precisa ou o que não esta sendo feito. Nem sempre os colaboradores entendem o que esta sendo pedido. E nem sempre o líder sabe pedir o que precisa ser feito.

A informatização esta dominando o Mundo das empresas e dos negócios. Cada vez mais esta ficando raro uma conversa entre o dono da empresa com seu diretor. Ou o diretor com seu supervisor e assim sucessivamente até chegar no colaborador. Hoje as tarefas são informadas por email, por SMS ou até mesmo através de uma simples circular.

O contato de vida a vida esta ficando para trás. Por isso se você quer ser um líder que a sua equipe respeite, então precisa pelo menos duas vezes por semana encontrar com seus colaboradores. Precisa delegar pessoalmente para que os colaboradores possam entender perfeitamente o que você quer passar. 

Em minha opinião acho que muitos problemas seriam evitados se os líderes conversassem mais com seus colaboradores.

Muitas vezes os problemas acontecem num projeto por falta de entendimento. Essa situação seria resolvida rapidamente atrás de uma boa conversa na hora de passar o projeto. 

Num Mundo onde a tecnologia cresce a cada dia, onde o celular não serve só para falar, a comunicação se torna essencial e evita mal entendidos.

Outro fator que um líder deve ter é se reunir com sua equipe ao fim de cada etapa do projeto. Assim consegue detectar os problemas que tenham ocorrido e melhorar para a próxima etapa.

Ser líder requer jogo de cintura. Precisa lidar com as divergências. Precisa lidar com problemas de relacionamentos. Saber se comunicar claramente e não se tornar um líder robotico, que só fala com sua equipe através de recados.

Claro que hoje o tempo é precioso e tudo que fazemos para ganhar tempo é sempre válido. Mas não perca o que o ser humano tem de melhor, que é o contato vida a vida, o calor humano e um abraço.

Vamos utilizar de sabedoria.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s