TRABALHO E ESTUDO

Hoje em dia existe uma pergunta que vem sendo feita por muitos e a reposta poucos podem dar. Como podemos conciliar trabalho e estudo? Isso é possível? 

Para isso ser possível precisamos aprender a administrar o nosso tempo. Mas a maioria das pessoas estão tendo o primeiro contato com a necessidade de saber responder essa pergunta. E uma das formas é você saber administrar o tempo, suas atividades, o seu trabalho e o estudo.

Claro que não é fácil, mas é possível sim administrar tudo isso. Muitos preferem abrir não do trabalho e se dedicar ao estudo. Se você tem uma condição financeira que possa se abdicar do trabalho, ótimo. Mas se você não tem, pode não ser uma boa alternativa deixar de trabalhar e só se dedicar ao estudo.

O mercado de trabalho,  esta muito competitivo e não vai esperar você se formar primeiro para que você possa se integrar ao seu primeiro emprego. Por isso quanto mais cedo você aprender a administrar o seu tempo, você se tornará uma pessoa flexível, capaz de liderar e com uma capacidade enorme de administrar os problemas que possam ocorrer no dia a dia.

Se você deixa de trabalhar e só estudo, acaba caindo em atividades circunstancias como: rede sociais, passeios, baladas e outros diversões que podem distanciar cada vez mais do seus objetivos. 

Em uma conversa com o departamento de RH da Todos os Cantos Eventos sobre como administrar melhor o seu tempo, chegamos a cinco pontos básicos que podem criar um sincronismo entre trabalho e estudo.

Vamos a elas:

1- Escreva suas tarefas: não deixe nada em sua cabeça. Procure registrar tudo o que for fazer.  Crie uma agenda, escreva no caderno ou no celular. Se você não anotar, fica impossível de planejaro seu tempo. 

2- Direcione o seu planejamento: após tudo escrito, procure distribui-las com no mínimo de três dias para a sua conclusão. Não esqueça de programar o seu descanso e se possível adiantar algumas tarefas programadas.

3- Cuidado com coisas urgentes: atividades urgentes, são aquelas que não estava programada. Precisamos tomar cuidado com elas, pois por mínimo que seja, a urgência destrói o seu planejamento. Se elas surgirem procurei determinar um tempo para a sua resolução.

4- Atividades circunstanciais: essas atividades são aqueles que gastamos muito tempo para resolve-las. Elas não eram primordiais naquele momento.  Essas são as tarefas circunstanciais, aquelas que nos fazem perder tempo a toa. Ex: navegar na internet na hora errada, assistir TV no momento que precisa resolver ou ler algum relatório. 

5- Foco: não precisamos nem dizer o porque. Foco é tudo. É concentração, dedicação e muita disciplina. Sem foco o seu planejamento está fadado a não dar certo.

Após colocar em pratica esses cinco itens, com certeza você estará preparado para realizar o seu melhor planejamento. Assim cada um de nos saberemos responder a seguinte pergunta sem estresses: De que forma você concilia o trabalho com o estudo? 

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s