BARCELONA: O SUCESSO

Estava procurando um assunto para desenvolver o artigo dessa semana e não encontrava nenhuma inspiração. Surpreendentemente essa inspiração veio logo após assistir a partida da Champions League entre Milan x Barcelona. Ao final da partida a pergunta veio como um raio. “Qual é o segredo do sucesso do Barcelona?”

Não é comum um time conquistar as seis competições que disputa em um ano. Outro marco importante é essa equipe de futebol conseguir tantos títulos com um treinador e 10 jogadores que foram formados dentro do próprio clube. E para coroar todos esses títulos, a equipe tem três jogadores entre os finalistas para o prêmio de melhor jogador do Mundo.

Como uma equipe consegue se manter no topo por 3 anos seguidos? Como gerenciar os talentos e as fogueiras das vaidades entre os jogadores? Como manter um modelo sustentável por muitos anos? 

“Qual é o segredo do sucesso do Barcelona?”

Para chegar a essa resposta precisamos conhecer a fabrica onde é moldado esses talentos. O lugar onde tudo começa. Esse lugar é chamado de La Masía de Can Planes. É uma antiga fazendo onde foi transforma em uma escola e no centro de treinamentos para as categorias de base do Barcelona. 

Em La Masía, nos últimos 30 anos já passaram mais de 500 jogadores que tentaram a sorte na equipe Catalã.

O objetivo desse projeto não é só desenvolver atletas, mas também pessoas que se não alcançar a carreira de jogador, possa ser vitoriosos em outro local. O grande foco é que cada um possa criar um espirito vencedor e com capacidade de trabalhar em equipe.

A chave do sucesso é escolher os talentos certos. Esse é o grande segredo para qualquer organização. Claro que as vezes não escolhemos certo e podemos colocar tudo a perder, mas por isso que o trabalho sempre precisar ser avaliado, para que os erros sejam minimizados e essa escolha passa a ser mais acertada.

Uma dessas escolhas certas é o meio campista Andrés Iniesta. Ele chegou a La Masía com 12 anos de idade. Não estava acostumado com o ambiente, mas ele ressalta que o apoio dos psicólogos, professores e profissionais fizeram com que ele pudesse se desenvolver e ser o grande jogador que é hoje. 

Numa empresa o acompanhamento é fundamental para que o colaborador possa se adaptar, conhecer as rotinas e assim poder se empenha no seu local de trabalho. Muitas das vezes, os gestores não dão esse tempo de adaptação ao seu colaborador, devido a pressão do dia a dia e acaba criando uma grande barreira. 

A equipe do Barcelona quando vai para dentro de campo, os jogadores tem um único pensamento: de jogar com técnica e ser atraente. Isso eles aprende desde que chegam a La Masía e depois é compartilhado em todas as categorias do Barcelona até chegar ao profissional.

Por isso para uma empresa ter sucesso, todos os colaboradores de todos os setores da empresa, precisão estar cientes das diretrizes, missão e dos objetivos traçados. 

Com o passar dos tempos e com a globalização, o Barcelona sentiu a necessidade de encontrar novos talentos fora de Barcelona, fora da Espanha. O primeiro projeto implantado foi criado em 2007 na Argentina. O Barcelona montou uma academia parecida com a La Masía, com objetivo de formar esses novos talentos.

Mesmo fora da Espanha, as regras, focos e objetivos traçados em La Masía era utilizado na Argentina. Assim quando o atleta tivesse que ir a Barcelona, não sofreria com a adaptação. Esse é o grande sucesso do Barcelona. 

Se você quer que os seus colaboradores possam dar o seu melhor no seu local de trabalho e que possam entender o que a empresa deseja deles, então procure passar segurança, competência e clareza em tudo que deseja.

Como no Barcelona que garantiu os talentos de Messi, Xavi e Iniesta e de muitos outros.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s