CONFLITO DE GERAÇÕES

Vem se tornando cada vez mais costumeiro nas empresas a seguinte situação: “lideres jovens e subordinados mais velhos”. Hoje as empresas preferem investir numa liderança mais jovem com potencial de criatividade, que esta em busca de crescimento e com capacidade de mudar e resolver os problemas com rapidez mostrando soluções eficaz.

Já os mais velhos são pacientes, reflexivos, pensam diferente e se acomodaram com a sua ampla experiência profissional.  Fora que muitos criam barreiras para a evolução da internet e redes sociais.

 Mas será que os mais velhos não servem mais para o mercado? Conversando com a equipe da Todos os Cantos Eventos, a grande diferença hoje encontrada é que as pessoas mais velhas se fecham e não querem mais aprender e demoram muito para se adaptar ao novo.

Com certeza esse conflito de ideias, gerações e ações dinâmicas criam um desconforto generalizado e para que isso não sai do controle, vamos demonstrar alguns itens que podem ajudar nessa relação um tanto conturbada.

Respeito

O líder mais jovem chega com muita disposição e vontade de mudar tudo e mostrar logo serviço. Por isso antes de mais nada devemos respeitar o trabalho que já estava sendo desenvolvido. Analise e escute os mais velhos, só assim você poderá implantar as melhorias que for preciso e as que desejar.

Reconhecimento

O líder mais jovem possuem um conhecimento geral maior que os mais velhos. Podemos creditar isso devido a dinâmica da informatização nos dias atuais. As informações circulam com mais rapidez. Mas tem um coisa que os mais jovem não possuem, que é a experiência no local de trabalho. E isso os mais velhos possuem. 

O jovem precisa reconhecer que o mais velho possui experiência e o mais velho precisa reconhecer que o mais jovem tem potencial.

Perguntar

Ninguém sabe mais que ninguém, por isso é essencial perguntar. O jovem gestor precisar perguntar para o mais velho por que as coisas não funcionavam adequadamente e o inverso também. 

Assim todos poderão criar uma harmonia no local de trabalho.

Humildade

Essa palavra é a chave para o sucesso de qualquer pessoa. Seja ela jovem ou mais velha. Se não tiver humildade, com certeza o local de trabalho se tornará uma campo de batalha regrado de ofensas, ciúmes e brigas constantes.

Esses pontos podem ajudar a melhor o dia a dia do trabalho, mas todos precisam entender que tudo que acontece é para uma melhora, para um crescimento e um desenvolvimento ainda maior.

Não criem barreiras antes mesmo de conhecer as mudanças. Sem ao menos dar uma chance e lutar para que de certo.

Vamos olhar para o futuro e assim todos podem crescer juntos.

Escrito por André Soares – Empresário, Publicitário e Consultor de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s